sexta-feira, 18 de maio de 2012

Muito Ladram os Cães...Quando Acorrentados!



Esta semana, o desemprego atingiu novo recorde. Com a tomada de posse do novo Presidente Francês, toda a gente começou a falar de crescimento económico e emprego, inclusive, o actual Governo. Uma nova sondagem, aumenta a simpatia pelo PS e diminui em relação ao PSD. O Jornal o Público, acusa o Ministro Miguel Relvas, de pressão e chantagem, para não ser publicado novo artigo sobre as Secretas. Duarte Lima, um dos antigos expoentes do poder laranja e próximo de Cavaco, saio da prisão e foi passar férias para casa. Poderia continuar a referir mais factos, que reflectem, como o Povo Português foi enganado nas últimas eleições e como os vários protagonistas, do derrube de Sócrates, são recompensados pelo poder actual.

Perante estes factos, seria natural, que as televisões não generalistas abordassem e discutissem, em horário nobre, todas as consequências políticas, particularmente, com o principal partido da oposição, o PS. Todavia, apenas tinha-mos "os cães a ladrar", para satisfação dos "ladrões". Ainda que reconheça, que os Directores de informação, de cada Televisão, tenham o direito de escolher quem querem nos seus programas, há regras de pluralismo que devem ser respeitadas. Mas...como agora o PCP e os seus funcionários políticos, já não vão protestar a todos os locais onde vai o Primeiro Ministro, como faziam com José Sócrates. Mas...como o Nogueira perdeu a oportunidade de liderar a CGTP e ficou zangado, já não tem vontade de convocar os professores para exigir a mudança de políticas e de Governo, apesar de nunca ter havido tantos professores no desemprego. Agora estão "acorrentados" ao poder que ajudaram a eleger!

Tivemos, assim, debates cordatos, na SIC entre o PCP e o CDS, na RTP entre o PCP e o PSD e na TVI PCP e PSD!!! Tudo em horário nobre! É Verdade...mais tarde...houve "colóquio" entre o PS e o independente do CDS. Do que tive oportunidade de ver, parte final, discutiam futebol. Manuel Alegre, defendia a sua Académica, Bagão Félix, citou parte de uma Encíclica Papal...com a assentimento do interlocutor, ainda que expressando maior simpatia por outra! São tantos os porta vozes do PS, que não sei quem é responsável por acompanhar e "pressionar" os média, para que haja pluralismo e, naturalmente, respeito pela opinião do principal partido da oposição. Atenção...António José Seguro...os adversários também estão dentro do Partido.

Como parece que o nome de Sócrates e "todos os crimes" que cometeu, já não tem audiência, Ricardo Costa...teve que fazer o Expresso da Meia Noite, a falar de Pessoa...Naturalmente, é sempre um tema importante para a História e Cultura Portuguesa. Mas...como os temas de actualidade, contrariam tudo o que ele e os seus "especialistas" de economia e política andaram a dizer...é melhor aguardar para melhor pode mudar de agulha.

Assim vai o nosso Portugal. Depois do maior ataque aos trabalhadores e aos seus direitos, desde os anos sessenta,paradoxalmente ou talvês não, o PCP, é "reconhecido" como interlocutor do Governo. Agora, que os cortes já foram concretizados no mundo do trabalho, quando o Governo oscila e cede perante os interesses instalados, os "nossos queridos comentadores" esquecem a política e passaram a comentadores desportivos. Durante semanas, tudo irão fazer para o Povo esquecer os escândalos, corrupção e o aumento das desigualdades sociais. Entretanto, os condenados não vão para a prisão, os acusados vão saindo, o branqueamento de milhões continua e...não há maneira de voltar a ver "os justiceiros" de Sócrates...a protestar nas televisões!


A culpa de tudo isto é nossa. Ainda não quero acreditar, como muitos escrevem e afirmam, que a situação em que vivemos, nada mais é que a consequência dos negócios e acordos das sociedades secretas, discretas e afins, onde todos se encontram e fazem os seus negócios, na mais discreta solidariedade...


Sem comentários:

Enviar um comentário