sábado, 14 de maio de 2011

A Victória Eleitoral, Só É Garantida Com Os Votos!




Participei no jantar de campanha, para as eleições de 5 de Junho, no Pavilhão Atlântico. Pareceu-me digno de registo, a quantidade de militantes e simpatizantes do Partido Socialista. A forma como participaram e aclamaram a chegada do Líder do Partido, José Sócrates, demonstrou solidariedade e confiança na Victoria eleitoral. Os oradores da noite, fizeram brilhantes intervenções, com excepção de Ferro Rodrigues, com uma intervenção lida e muito longa, quando o jantar já estava atrasado duas horas.


Todavia, o que de relevante aconteceu, foi a excelente intervenção do Secretário Geral do Partido Socialista José Sócrates. Ter conseguido, em pouco tempo, expor as reformas que os seus governos levaram a cabo. Justificou a necessidade de mudança e responsabilizou os que a ela se opuseram. Reafirmou a vontade de continuar a reformar o Estado Social, apesar da crise e dos seus condicionalismos. Demonstrou, que a obrigatoriedade de aplicação do Memorando, pode ter consequências antagónicas:ou reformar e consolidar o Estado Social em que temos vivido,como defende o PS, ou, destruir as bases do actual regime democrático e impor o neoliberalismo, como deseja o PSD.


Naturalmente, a intervenção de Sócrates, firme, clara e persuasiva, provocou grandes aplausos, muito entusiasmo e muita expectativa na vitoria. Ainda bem que assim aconteceu, que foi possível dinamizar ainda mais o Partido, no entanto, como as eleições são ganhas por quem conquistar mais votos, é preciso também incutir a consciência que é preciso continuar se não aumentar a mobilização, até porque, nada nos garante que não seja desencadeada mais uma campanha negra. A gravação vídeo de Sócrates, deve ser estudada e assimilada, a fim de poder servir de referência para intervenções locais, para enriquecer o conteúdo político de prestações de quem não tem conhecimentos ou capacidades suficientes.


Por outro lado, quem leu os jornais, ouvia as rádios e viu as televisões, só pode constatar o desespero dos jornalistas e comentadores ao serviço da direita, como consequência da sondagem de sexta feira, para a TVI. Mais esclarecedor do estado de desânimo que atinge a direita em geral e o PSD em particular, é o que se escreve nos blogs. Não andarei longe da verdade, se afirmar, que são muitos os que já "ligaram os fornos" para "assar o coelho" , ao mesmo tempo que elogiam o demagogo e mentiroso, Paulo Portas.


Os dois factos referidos, uma certa euforia no PS e a crescente desmoralização da direita, podem ser desmobilizadores para a campanha do PS. Todos os portugueses, que querem e defendem o Estado Social, devem continuar optimistas e activos no combate eleitoral contra a direita, mas, nada de euforia e deslumbramento. Vamos, antes, continuar na dinamização da campanha do PS, reforçar a democracia, impedir o aumento das desigualdades que a direita quer voltar a impor, em síntese, lutar pela manutenção do ESTADO SOCIAL EUROPEU , em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário